17 janeiro 2022

Terceirização do recrutamento e seleção: conheça os benefícios

Post image

Terceirização do recrutamento e seleção: conheça os benefícios

Dentre as inúmeras vantagens da terceirização do recrutamento e seleção está a contratação de profissionais qualificados e alinhados com os valores, propósito e visão da empresa

São os colaboradores que constroem a reputação da empresa diariamente. Saber contratar pessoas para fazerem parte do seu quadro de colaboradores pode ser um grande desafio para o RH (Recursos Humanos), envolve tempo e técnica. A terceirização do recrutamento e seleção pode ser uma forma de admitir profissionais de alto nível e de encontrar talentos alinhados com os valores da sua instituição, pois é fundamental para a organização manter a qualidade dos seus processos e produtos, e melhorar a experiência dos seus clientes, elevando o padrão do negócio.

Além disso, a decisão em terceirizar o recrutamento e a seleção traz eficácia para o processo de contratação porque pressupõe o uso de técnicas assertivas para análise do candidato de acordo com o perfil da organização e da função e, principalmente, o olhar experiente que resultará em uma condução muito mais precisa e profissional, evitando-se erros, desgastes e aumento de custos, além do comprometimento com o desempenho da equipe e do próprio negócio.

Confira 3 benefícios da terceirização do recrutamento e seleção:

1- Maior assertividade

O primeiro benefício da terceirização desses processos é a assertividade. Nunca foi tão importante garantir que as admissões sejam eficientes. Um processo seletivo malfeito pode gerar uma demissão prematura de um profissional que não correspondia ao perfil do cargo, aumento de custos e despesas e desperdício de tempo da equipe de RH que deverá iniciar um novo processo, totalmente do zero.  

2- Seleção inteligente

Para muitas empresas, principalmente aquelas que não possuem RH estratégico, terceirizar o recrutamento e seleção de colaboradores é essencial, pois o grande capital de uma empresa são os seus colaboradores, essenciais para a existência da organização. O processo eficaz demanda técnicas de entrevista, de recrutamento e de análise de perfil, além de experiências vivenciais que irão balizar a contratação de profissionais alinhados com a empresa e com as expectativas da função. A terceirização evita erros comuns de recrutamento e seleção, rotatividade de funcionários e aumento de custos com os processos não eficazes.

3- Melhoria na qualidade das entregas

O resultado de processos seletivos bem-feitos, diminuição na rotatividade de funcionários e atuação de um RH estratégico, só poderia ser a melhora na qualidade dos serviços e produtos da empresa. Bons profissionais engajados, motivados e alinhados com a visão, valores e missão das organizações em que estão, são a única forma de otimizar os processos e garantir excelência naquilo que o seu negócio se propõe oferecer à sociedade.

Outros conteúdos