17 janeiro 2022

Business Intelligence nas empresas auxilia na tomada de decisões e otimiza resultados

Post image

Business Intelligence nas empresas auxilia na tomada de decisões e otimiza resultados

Captar dados e transformar essas informações em suporte para uma gestão mais eficiente e estratégica: esse é o objetivo do Business Intelligence nas empresas

 

Grande parte do funcionamento e dos resultados de uma empresa dependem das tomadas de decisões corretas e assertivas. E como decidir qual o melhor caminho, solução e estratégia com cenários cada vez mais instáveis e incertos? É nesse contexto que o Business Intelligence nas empresas auxilia líderes de diversas organizações.

O termo Business Intelligence, ou BI, significa Inteligência de Negócios. Sua função é coletar dados em diversas fontes, combinar análises empresariais, realizar a infraestrutura e arquitetura de dados e permitir a visualização de dados de forma concisa e convencida, além de empregar outras ferramentas e práticas recomendadas para que cada decisão empresarial seja tomada com base em informações relevantes e compreensivas.

De acordo com uma pesquisa sobre Estatísticas de Big Data para o grande futuro à frente, nos últimos dois anos a humanidade alcançou uma marca de geração de dados jamais vista em toda a história.  Toda empresa gera centenas de dados diariamente, mas cerca de 99,5% dos dados não são utilizados ou analisados adequadamente.

Neste sentido, o Business Intelligence nas empresas aproveita este grande volume de dados para direcionar as decisões com base em evidências e não em empirismo ou variáveis menos assertivas. Basear a gestão estratégica do seu negócio por meio de evidências que partem dos seus próprios números e métricas, pode ser extremamente benéfico para a sustentabilidade e saúde da sua empresa.

É importante dizer que a aplicação do Business Intelligence nas empresas depende de vários processos, não só da coleta de dados. A compilação das informações é de fato o primeiro passo para o BI, mas também é necessário organizar e analisar, utilizar os dados convertidos em informações, aplicá-las e mensurar os resultados ao final.

Cases de sucesso de grandes empresas que ampliaram mercado e otimizaram resultados aplicando o BI não faltam. Exemplo são as gigantes Fiat e TNT. A empresa automobilística utilizou as técnicas de BI no lançamento de um novo produto que precisava atingir assertivamente a expectativa do consumidor. Já a TNT, aplicou o BI para entender falhas nos seus processos internos e descobrir como poderia manter um atendimento ao cliente excelente. Utilizando análise de dados a empresa conseguiu aprimorar suas técnicas e estratégias.

Quer saber mais sobre o potencial do BI para o seu negócio? Fale com a gente!

Outros conteúdos